Bolo-de-Mel
- observamais
- 8 de jan. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de jan. de 2019

O bolo de mel da Madeira é um dos doces mais conhecidos da Madeira, sendo característico pela sua forma achatada e o seu grande período de conservação (1 ano).
Apesar de não existir uma data ao certo sobre o seu aparecimento, é possível afirmar que é uma receita antiga, visto que remonta ao período de produção de açúcar na ilha, entre os séculos XV e XVI. Há quem acredite que surgiu na altura do descobrimento do caminho marítimo para a Índia, com a chegada das especiarias. Contudo, há quem defenda que se deveu a uma herança dos ingleses (que foram parte fundamental para o crescimento da Madeira), e não é nada mais do que uma adaptação do pudim inglês.
À base de mel de cana, algumas especiarias e coberto com frutos secos, o Bolo de Mel faz as deliciais dos madeirenses quando é preparado no dia 8 de dezembro para constar na mesa de Natal. Acompanhado de Vinho Madeira, é frequente dizer-se que se comem os restos do bolo do ano anterior, que terá durado até aquele dia em que foi confecionado um fresco.
Comments