"Fatias de Deus"
- observamais
- 8 de jan. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de jan. de 2019

Doce tradicional do concelho de Marco de Canaveses, as Fatias do Freixo são um segredo confecionado desde o reinado de D. João VI em 1819 e que até hoje fazem parte da história dos Marcoenses.
É uma receita passada de geração em geração cuja fórmula ninguém sabe. É um completo mistério que não me importava de desvendar. Seria uma espécie de detetive em busca dos ingredientes que fazem deste “pedaço de Deus” um dos doces mais vendidos da minha região. A sua textura mole e cor dourada com crosta castanha e de açúcar fazem, sem qualquer tipo de dúvidas, com que a minha experiência valha cada cêntimo gasto. São uma delícia. Se não acreditam na minha humilde opinião, ficam a saber que o próprio rei D. Luís I exigia ter nos seus banquetes esta prazerosa iguaria.
Quase que obrigatório ter na mesa no dia de Páscoa, lembro-me vivamente em criança de ir propositadamente a casa de uma tia comer as fatias. Confesso que ainda hoje o faço mas isso já é um segredo que prefiro manter entre nós os dois. De salientar que existem muitas imitações mas nenhuma chega às originais.
Produzidas na Casa dos Lenteirões, recomendo a todos provar esta maravilha. Alias, sou sincero, escrever tudo isto deixou-me com água na boca. Acho que já sei qual será a minha próxima paragem. Vejo-vos em breve.
コメント