top of page

Massa Sovada, segundo Sofia Brum

  • Foto do escritor: observamais
    observamais
  • 8 de jan. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 10 de jan. de 2019


Quanto à sobremesa, escolhi a Massa Sovada, um típico pão doce feito nos Açores, também ele com ligeiras diferenças entre as ilhas, e que é também presença obrigatória nas festas do Espírito Santo.


Sinteticamente, este típico pão doce açoriano é feito utilizando farinha, ovos, manteiga, açúcar e leite, sendo tradicionalmente cozido em forno de lenha depois de a massa levedar. Antes de levedar, a massa é bem amassada, ou seja, sovada, e daí o nome deste pão.


Para mim, a massa sovada é daqueles produtos que se come a qualquer hora, em qualquer altura do ano e de qualquer maneira, apesar de ter um destaque especial das mesas do Espírito Santo.


Quem prova as Sopas de Espírito Santo acompanhas por uma fatia de Massa Sovada está a provar um pouco da história dos Açores e das suas gentes. Está a saborear a verdura dos pastos, que resulta em carne de qualidade, que por sua vez dá um toque único ao caldo. Em qualquer um dos pratos é de extrema importância utilizar produtos frescos, da terra. A carne das nossas vacas, os legumes das nossas terras. Ou seja, quanto mais caseiro melhor para se sentir a essência do ser açoriano.

Comments


Para entrar em contacto:

  • Facebook Social Icon
  • app-icon2
bottom of page